
SINOPSE –
Jorge Luis Borges recebe em seu apartamento em Buenos Aires o poeta brasileiro Thiago de Mello para uma entrevista.
Em meio à conversa entre os dois autores, o universo fantástico dos livros de Borges é celebrado e diversos contos são relembrados.
O texto original de Borges é trazido ao palco em meio a poesia, música e ilustrações.
As esquetes se interligam, unidas pela conversa entre os dois autores, que passa por livros sem começo ou fim, encontros impossíveis, viagens no tempo, portais, espelhos e labirintos.
RELEASE
Este espetáculo teatral foi inspirado no livro “Borges a Luz de Borges” do poeta brasileiro Thiago de Mello, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2026.
Thiago de Mello nasceu em 30/03/1926 e viveu até 30/01/1922. Foi considerado um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.
Thiago de Mello era, também, um grande aficionado pela obra do escritor Jorge Luis Borges.
Em 1985, o poeta amazonense realizou duas entrevistas exclusivas com o escritor argentino para a Rede Globo, posteriormente exibidas em uma programação especial da emissora. As entrevistas foram feitas em Buenos Aires, pouco antes da morte de Borges, que ocorreu em 1986.
Essas entrevistas renderam o livro intitulado “Borges na Luz de Borges”, que reúne o conteúdo dos diálogos e comentários do autor brasileiro sobre o universo do escritor argentino e serviram de base para este espetáculo, Uma Visita à Biblioteca do Sr Jorge Luis Borges.
Neste projeto busca-se, além de levar tais escritores a um público mais amplo, celebrar:
• O Centenário de nascimento do poeta brasileiro Thiago de Mello.
• O 40º ano do passamento de Jorge Luis Borges.
• A integração no palco do teatro de dois poetas de obras recentes e marcantes, um brasileiro e um argentino, gerando uma nova obra artística
Os contos borgianos são repletos de imagens potentes e simbólicas – espelhos, labirintos, tigres, bibliotecas infinitas. Esses elementos visuais são traduzidos para cenários, figurinos e iluminação, criando uma experiência sensorial diferenciada.
Há, sim, o desafio criativo de se adaptar a complexidade e a abstração da prosa de Borges para o palco. Este, é um desafio estimulante para diretores, dramaturgos e atores desta Cia Teatral, nos incentivando à inovação nas formas de encenação e na linguagem cênica.
Direção Vince Vinnus
Elenco
Gulherme Grubber
Vince Vinnus
Heloisa Giraldis
Mel Santos
Karina Kiss
Sonorização e projeções: Tales Augusto
Iluminação: Renan Mello
Serviço
Datas: 06/03; 13/03
Teatro Unicid – Av Imperatriz Leopoldina, 550, entrada lateral do teatro
Estacionamento no local – R$ 15,00
